Como fazer um plano de emergência contra incêndio

· 4 min read
Como fazer um plano de emergência contra incêndio

"@context":"https://schema.org/","@type":"Store","name":"A5S LAUDOS E ENGENHARIA","image":["https://www.a5s.com.br/wp-content/uploads/2021/03/a5s-logo-secundaria.png"],"priceRange":"$","servesCuisine":"Brasil","telephone":"+551198788-8954","address":"@type":"PostalAddress","streetAddress":"Avenida Dr. Guilherme Dumont Villares, 1136","addressLocality":"Brasil","addressRegion":"BR","postalCode":"05640-001","addressCountry":"BR"
Um Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndios deve ser elaborado por profissional competente, conforme especificações do Corpo de Bombeiros. Todos os procedimentos executados e certificados recebem o alvará do Corpo de Bombeiros com validade de 3 (três) anos para edificações de baixo risco e de 1 (um) ano para as demais edificações. Deve ser executada nova inspeção antes do vencimento do prazo ou se houver alguma alteração no estabelecimento.


  • Essas medidas são pautadas nas normas regulamentadoras e, além disso, têm por objetivo garantir a segurança de quem frequenta um determinado ambiente através das medidas necessárias de prevenção e proteção contra incêndios.
  • A elaboração do documento deve estar de acordo com os requisitos mínimos exigidos pela ABNT e precisará ter a assinatura não só do técnico nas também do responsável da edificação.
  • O plano de emergência contra incêndio, visa proteger a vida e o patrimônio, bem como reduzir as conseqüências sociais do sinistro e os danos ao meio ambiente.
  • Também é possível evitar perdas de patrimônio e problemas no desenvolvimento da produção, os quais podem causar grandes prejuízos financeiros em casos de incêndio.


Uma dessas situações são as multas e interdições, as quais podem ocorrer quando o estabelecimento não apresenta esse tipo de projeto, mesmo sendo exigido pela legislação. Também é possível evitar perdas de patrimônio e problemas no desenvolvimento da produção, os quais podem causar grandes prejuízos financeiros em casos de incêndio. Quando tratar-se de edificação ou área de risco de incêndio em que não há um único proprietário, poderá o PPCI na sua forma completa/PSPCI ser assinado por qualquer membro legalmente identificado e com poderes para o ato. Esses recursos vão desde placas de sinalização, saídas de emergência e alarmes de detecção de fumaça até extintores, hidrantes e sprinklers, dependendo da necessidade de cada local. O PPCI (Plano de Prevenção Contra Incêndios) é elaborado pelo Corpo de Bombeiros e imposto pelos órgãos públicos para qualquer imóvel, a fim de garantir segurança às pessoas.

Sinalização De Emergência


A Lei Estadual 14376, também conhecida como Lei Kiss,  estabelece as normas sobre Segurança, Prevenção e Proteção contra Incêndios nas edificações e áreas de risco de incêndio em Porto Alegre e no Estado do Rio Grande do Sul .  https://bit.ly/3hikk0O  dessa missão, hoje somos referência em projetos elétricos, manutenção preventiva, infraestrutura, execução de laudos, e serviços de combate, detecção e prevenção de incêndios. Posteriormente, o documento será analisado pelo Corpo de Bombeiros e, se aprovado, o órgão ainda fará a vistoria para verificação dos equipamentos e a instalação. A responsabilidade do plano é do proprietário do edifício, que irá designar um engenheiro, arquiteto ou empresa especializada, como a RA Engenharia, para a sua elaboração.
     Contact Us               A5S LAUDOS E ENGENHARIA         Email: [email protected]                     Phone: (11) 98788-8954                           Avenida Dr. Guilherme Dumont Villares, 1136               São Paulo, SP, BR 05640-001                        
Além de uma empresa prestadora de serviços, queremos ser lembrados como facilitadores de alta performance. [newline]Martinuzzi Extintores, fundada em 2019 é uma empresa especializada em PPCI, localizada na cidade de Pelotas  no Rio Grande do Sul, presta atendimento em todo Sul do RS.Conheça nossos Soluções de PPCI e Produtos para Prevenção e Combate a Incêndios (PPCI).  https://linkbr.tiny.us/4ytdcj87  artigo iremos mostrar do que é constituído o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios – PPCI, para que ele serve, quais normas segue e o que é preciso para que ele seja aprovado. Ao se planejar uma construção, o que vem primeiramente na lembrança é a necessidade de projeto arquitetônico.

Como Fazer Um Plano De Emergência Contra Incêndio



Incêndio é uma ocorrência de fogo intenso e descontrolado com potencial de causar danos e prejuízos à vida, edificações, equipamentos, materiais, meio ambiente, entre outros. Caso seja comprovado que a causa do incidente foi devido à falta de manutenção ou pela instalação de equipamentos que não estejam adequados às normas de segurança determinadas, o responsável pela gestão condominial pode ser responsabilizado pelo ocorrido por meio de uma ação judicial contra o condomínio. 3) A fiação do ramal de alimentação do prédio deve ser instalada no interior de eletrodutos de ferro e passar por locais protegidos, visando garantir a integridade da mesma em caso de incêndio. O PPCI irá definir a quantidade, localização e quais equipamentos deverão ser utilizados, conforme o tamanho do local, o risco, o tipo do edifício, a carga do incêndio, entre várias outras questões, baseadas nas instruções técnicas determinadas pelo Corpo de Bombeiros do seu Estado.

Quais são as medidas preventivas contra incêndio?

  • Relate qualquer perigo elétrico que encontrar.
  • Não sobrecarregue as tomadas e os circuitos.
  • Não use tomadas ou cabos elétricos danificados.
  • Garanta o armazenamento adequado de materiais inflamáveis.
  • Mantenha combustíveis longe de equipamentos elétricos.


Como fazer um plano de combate a incêndio?

  1. Busque uma empresa referenciada no mercado de segurança.
  2. Realize uma análise preliminar dos riscos de incêndio.
  3. Determine procedimentos básicos de emergência.
  4. Promova a divulgação do plano e treinamento de moradores e funcionários do condomínio.